Renovação, Inspiração

Dicas de Bricolage e DIY: Tudo que Precisam de Saber Sobre Molduras de Parede

Renovação e Decoração do quarto da Casa das Avenidas

Se, tal como nós, passam horas à procura de inspiração sobre decoração, provavelmente já notaram que o uso de molduras de parede está a ter um verdadeiro momentum. Os feeds das nossas redes sociais estão repletos de transformações com antes e depois incríveis e os nossos Pinterest boards também já se renderam a esta tendência. Além de adicionarem caráter e textura aos ambientes, estes detalhes ajudam a disfarçar ou cobrir imperfeições nas paredes, enquanto elevam o design de interiores. E o melhor de tudo, não são uma opção super dispendiosa ou difícil de recriar! Perfeito, não é?

Também nós temos colocado esta tendência em prática em vários projetos e um deles é a Casa das Avenidas, em Lisboa (se ainda não viram o resultado final, espreitem aqui). A arquitetura original deste apartamento já contava com fantásticas molduras nas paredes e tetos trabalhados – um cenário clássico e até imponente, que encheria um álbum do Pinterest por si só – mas, devido às alterações de layout do projeto, precisámos de replicar esse efeito noutras paredes. E, parcialidade à parte, o resultado foi simplesmente deslumbrante!

Se também foram mordidos por este bichinho e andam a sonhar com uma estética mais clássica, mas falta-vos um palacete ou apartamento de traça antiga, não se preocupem: vamos ajudar-vos a recriar este look!

Continuem a ler para descobrir o guia passo a passo que criámos para criar molduras de parede DIY, ou ainda melhor, salvem este artigo para terem sempre acesso a estas dicas!

sala de estar moderna
@gracinhaviterbo

Passo 1: Inspiração e Planeamento

Em primeiro lugar, procurem inspiração em websites ou nas redes sociais. Explorem diferentes estilos de molduras de parede para descobrirem o que mais combina com o vosso gosto e com a decoração da casa. Criem um esboço ou plano detalhado sobre as áreas que desejam transformar e de como as molduras serão dispostas nas paredes, de forma a terem uma visão clara antes de começarem qualquer instalação.

@rima.interiordesign

Passo 2: Escolha dos Materiais

Depois de definirem o estilo, está na hora de escolher os materiais a utilizar. Existem diversas opções, como madeira, PVC, MDF ou outros materiais sintéticos. Tenham em consideração a durabilidade, o custo e o visual desejado ao escolherem as vossas molduras de parede.

quarto com vista para uma casa de banho, molduras de parede
@amberinteriors

Passo 3: Medição e Preparação 

Antes de avançarem com a instalação, meçam a parede onde as molduras serão colocadas e calculem as quantidades necessárias, colocando as molduras diretamente na parede. Utilizem um laser ou um nível e, com um lápis, marquem uma linha de referência para garantir que as molduras ficarão direitas e niveladas. Preparem a parede, certificando-se que a superfície está limpa, lisa e livre de imperfeições. Se necessário, lixem as irregularidades.

quarto com vista para uma casa de banho, molduras de parede
@amberinteriors

Passo 3: Corte à Medida

Cortem cada moldura à medida, com base nas medidas necessárias – dependendo da parede e de quantas molduras querem criar – utilizando uma serra. Se não se sentirem à vontade para serrar as peças, existem lojas especializadas que oferecem este serviço.

@studiomcgee

Passo 5: Instalação 

Com as medições bem assinaladas nas paredes, podemos dar início à instalação! Utilizem  uma cola adequada ou um adesivo forte na parte de trás do painel (e na parede, se necessário) para fixar bem os painéis. Apliquem alguma pressão durante o tempo necessário até secar, sempre seguindo o padrão e o design planeados. Não se esqueçam de verificar o nivelamento e  o alinhamento dos painéis durante o processo de instalação e aplicar primeiro os painéis verticais e depois os horizontais para obter um resultado perfeito.

Renovação e Decoração da suite da Casa das Avenidas; elementos arquitetónicos lisboetas originais com decoração intemporal e moderna
@rima.interiordesign

Passo 6: Pintura

Verifiquem se todas as peças estão bem fixadas e niveladas. Depois da cola secar, preencham quaisquer falhas com massa e, se necessário, lixem as imperfeições, para obter uma superfície uniforme. De seguida, apliquem 1 a 2 camadas de tinta primária, de forma a criar uma camada de base suave e sem falhas, e, finalmente, dêem duas demãos de tinta no tom desejado, de forma a dar o acabamento que procuravam para o vosso projeto.

Pode parecer um processo trabalhoso, mas acreditem que o resultado vai compensar o esforço!

quarto do @oakandgrain_refinishing
@oakandgrain_refinishing

Esperamos ter respondido a algumas das vossas questões. Mas, se não,  disponham! As nossas DMs estão sempre abertas 😄. Não se esqueçam de nos identificar nas fotos das vossas paredes, no Instagram, e continuem atentos ao nosso blog para descobrirem mais dicas DIY!

 

Algumas das imagens utilizadas neste artigo não são da propriedade exclusiva da nossa empresa e são creditadas aos seus respectivos proprietários. Garantimos o devido reconhecimento aos detentores dos direitos autorais dessas imagens. Caso haja alguma preocupação sobre o uso de uma imagem específica, solicitamos que entre em contacto connosco para que possamos resolver a questão de forma adequada.

Explore A Casa das Avenidas