Renovação, Decoração, Destaque, Outros Destaques, Reabilitação

Projeto de Reabilitação e Decoração: A Casa das Avenidas – Antes e Depois

Ao longo das últimas semanas, temos falado muito sobre a Casa das Avenidas nas nossas redes sociais, um projeto de reabilitação e decoração totalmente desenvolvido pela RIMA. Este projeto é muito especial para nós, não só por se tratar de um apartamento com 9 assoalhadas e que exigia uma renovação completa, mas também pela sua arquitetura original, que acabou por ser a grande inspiração deste projeto.

Quem nos acompanha mais de perto sabe que adoramos espaços com história, sobretudo quando falamos de casas. Quando visitámos este apartamento pela primeira vez, ficámos apaixonadas pelos seus interiores, tão típicos das casas lisboetas construídas nas zonas do Príncipe Real, Chiado, Baixa, Campo de Ourique e Avenidas Novas. Este último bairro, que deu o nome à nossa Casa das Avenidas, surgiu na passagem para o século XX, inspirado no urbanismo progressista dos Boulevards de Paris, com ruas largas, passeios arborizados e grandes jardins, e nos interiores dos palacetes franceses, com os seus tetos altos, molduras de gesso elaboradas e influências da Arte Nova. Marcou inquestionavelmente a afirmação de Lisboa como capital moderna e é, para nós, uma das zonas mais bonitas e emblemáticas da cidade.

Se também adoram a arquitetura parisiense e querem saber mais sobre esta reabilitação, continuem a ler!

A traça original lisboeta

Inserido num prédio centenário e tendo recebido poucas intervenções ao longo do tempo, este apartamento exigia uma renovação profunda. No entanto, para salvaguardar a sua história, uma das grandes preocupações que tivemos ao longo de todo o processo foi respeitar e recuperar a traça original da casa. Todos os elementos arquitetónicos fundamentais, como os tetos altos e trabalhados, o soalho em madeira, as molduras de gesso nas paredes e até as portas e ombreiras originais, foram preservados e integrados no projeto, de modo a manter a essência deste bonito apartamento lisboeta, ampliando o seu charme e carácter tradicional.

Um novo layout 

Apesar de se tratar de uma casa espaçosa e com muitas divisões, a planta original tinha várias falhas na sua organização, o que dificultava a utilização do espaço. Por isso, a nossa equipa começou por redesenhar o layout do espaço para tornar o apartamento mais fluído, simples e funcional. Cada divisão foi repensada e, sempre que necessário, reposicionada no espaço, para garantir maior lógica e fluidez.

Planta antes e depois da Casa das Avenidas

As casas de banho

Originalmente, o apartamento contava com uma única instalação sanitária (sim, leram bem!). Tratava-se de um espaço excessivamente comprido, o que o tornava pouco funcional. Para resolver este desafio, a equipa da RIMA começou por transformar este espaço em dois: uma casa de banho social, com acesso pelo corredor, e uma nova casa de banho, no quarto principal (antiga sala de estar) e que passaria a ser uma master suite. Além de uma parede para separar as duas instalações sanitárias, foi necessário criar também uma passagem do quarto para a casa de banho, respeitando, uma vez mais, a arquitetura original. Nas imagens abaixo, podem ver como desenhámos a porta para que se enquadrasse perfeitamente na parede, tornando esta intervenção quase imperceptível!

Utilizámos materiais orgânicos e naturais, como os azulejos artesanais, que adicionam um toque subtil de cor e reforçam as linhas tradicionais do apartamento. As torneiras e puxadores dourados completam a paleta quente de ambas as casas de banho, enquanto trazem um toque de sofisticação e reforçam a intemporalidade do design. Já os armários feitos por medida, em folha de carvalho, trazem um pouco de calor a estes espaços mais frios e consolidam uma forte inspiração na natureza, que foi tão importante neste projeto.

A cozinha 

A cozinha ficava, originalmente, ao fundo de um longo corredor, juntamente com a sala, fazendo com que as zonas sociais fossem muito distantes da porta de entrada. Optámos por reposicioná-la para junto da porta e desenhá-la completamente do zero, sempre atentos à arquitetura tradicional para manter a autenticidade da casa. Um dos pontos de destaque neste espaço é sem dúvida a chaminé. Totalmente desenhada por nós, foi revestida com uma textura que lembra o estuque veneziano e complementada por duas bases em mármore natural, que lhe conferem um visual mais clássico. Também os armários seguem esse design, com molduras e lacados num tom neutro, entre o bege e o cinza. As bancadas foram revestidas em mármore natural e as paredes em azulejos tradicionais, com prateleiras em madeira, cuidadosamente integradas para preencher os espaços vazios e oferecer mais arrumação a esta cozinha.

As salas

Seguindo o raciocínio de colocar todas as zonas sociais mais perto da porta de entrada, junto à cozinha desenhámos as salas de jantar e de estar, seguidas pelo escritório. As três áreas foram projetadas para aproveitar ao máximo a paisagem verde do exterior, muito característica deste bairro, preservando as enormes janelas que trazem mais luz e beleza natural ao interior da casa. A decoração foi cuidadosamente escolhida, com móveis de linhas simples em madeiras naturais e tons neutros e quentes, complementados por apontamentos em preto, que conferem uma elegância intemporal e simultaneamente contemporânea a estes ambientes.

Os quartos 

Naturalmente, também os quartos foram reposicionados quando repensámos a organização deste apartamento, de modo a ficarem mais resguardados e longe da porta de entrada. A master suite, por ser originalmente a sala de estar da casa, era bastante ampla. Decidimos, por isso, tirar o máximo partido desse espaço e desenhar um grande roupeiro, feito por medida, de modo a criar uma zona de vestir e uma passagem para a casa de banho, tornando a zona de dormir mais privada.

Na antiga cozinha, colocámos um quarto de convidados, mas mantivemos a chaminé original em pedra natural, um elemento típico das casas antigas e que amplia o carácter tradicional deste apartamento. Tal como a master suite, este quarto de convidados tem acesso a uma bonita varanda, onde optámos por aplicar um pavimento em xadrez preto e branco, que reforça as influências parisienses.

Todos os quartos seguiram uma decoração pautada pelas madeiras naturais, os tons terra e os apontamentos em dourado, para um look acolhedor, clássico e intemporal. Apesar dos inúmeros detalhes que marcam cada espaço, não podemos deixar de destacar o papel de parede aplicado num dos quartos, com motivos vegetalistas subtilmente destacados por um reflexo metálico. É, sem dúvida, um dos nossos detalhes favoritos e trouxe mais dinamismo e profundidade ao espaço!

Em suma, mesmo num apartamento antigo, as possibilidades de uma reabilitação são infinitas! Mas, para garantir o sucesso de uma renovação, é fundamental assegurar um layout funcional, em primeiro lugar, e ainda mais importante ter em conta o ambiente em que a casa se insere e a sua história, para uma renovação mais duradoura.

Na Casa das Avenidas, a decoração simples e os detalhes orgânicos mas luxuosos da renovação contribuíram para o design clássico que procurávamos, que respeita e reforça a história deste bonito apartamento. O resultado é um espaço funcional, acolhedor e intemporal, que, apesar de modernizado, mantém a sua essência e charme tradicional.

Se gostaram deste artigo, não deixem de ver (ou rever) todas as fotografias da Casa das Avenidas, um apartamento de influências parisienses, mesmo no centro de Lisboa!

Explore A Casa das Avenidas