Search

Tendências de decoração para o Outono 2018

Updated: Oct 18, 2018



Ainda que as temperaturas altas não o dêem a entender, já estamos no Outono: estação das cores quentes, do tempo mais fresco e da mudança de guarda-roupa. E porque não aproveitar a nova estação para adaptar também a decoração da sua casa às novas temperaturas e tendências?


Redecorar os ambientes que nos rodeiam e torná-los mais funcionais traz frescura à nossa experiência da casa. A mudança, por mais pequena que seja, oferece sempre este espírito de novidade. Claro que não precisa de transformar a sua casa a cada nova estação: mas pode sempre mudar alguns elementos decorativos para a tornar mais quente ou mais fresca.


Na Rima Design damos algumas ideias para redecorar a sua casa à luz das tendências de cores, texturas e ambientes da estação, para um verdadeiro sentimento de Outono.

CORES

Associam-se habitualmente ao Outono tons mais quentes, como o laranja, o vermelho e o castanho. Este ano de 2018 não é exceção e estas são algumas das tendências de cores a utilizar no design de interiores. A paleta tem ainda tons mais fortes e mais clássicos que dão para todos os gostos e sensações.


Em destaque estão os tons amarelados, como o mel e o ceylan yellow, e os acastanhados, como o sepia, o terracota e o meerkat. Entre os vermelhos, destacam-se o red pear e o valiant poppy. Mas os tons mais frios não ficam de fora, com foco no cinza charcoal, nos azuis - nebulas blue e quetzal green - e nos roxos - ultra violet e crocus petal.


São tons versáteis que oferecem infinitas combinações com outras cores mais neutras e texturas como a madeira, a juta e o veludo.


Pode optar por um papel de parede (El Corte Inglés) que transforme parcial ou totalmente uma das paredes da sua casa ou por elementos decorativos que tragam uma destas cores, ou a mistura de várias, aos seus espaços de cores mais neutras. Uma mobília que se destaque pela cor viva (como este aparador quetzal green da La Redoute) ou um elemento têxtil colorido (como esta almofada mel da Casas com Design), por exemplo.


O objetivo é tornar a sua casa mais acolhedora para uma estação que se adivinha mais fresca e que traz consigo a vontade de passar mais tempo em casa.


TEXTURAS

Estação de texturas mais ousadas, o Outono 2018 promete surpreender pela diversidade e criatividade dos padrões. O veludo é a principal tendência da decoração de interiores nos elementos decorativos, a par das texturas florais e do animal print.


As texturas aveludadas são perfeitas para trazer cor e uma sensação de conforto à casa, aquecendo-a nos meses mais frios do ano. É um tecido considerado de luxo, que transforma a casa num espaço moderno e elegante. Pode estar presente nos têxteis da casa, em sofás ou pouffs (como este de cor bronze da La Redoute), almofadas (como esta colorida da Zara Home) ou cortinados (como este rosa claro da H&M Home).


Se o veludo destaca a textura macia e única dos têxteis, o animal print mostra a sua originalidade na estampagem de elementos animais em objetos muito diversos. É o caso desta almofada em textura pele de cobra, desta moldura com efeito de pele de crocodilo e desta vela com desenho de padrão leopardo (Zara Home). É uma tendência apoiada nas principais cores da estação e que vai fazer a diferença na decoração da sua casa.


Os elementos florais são outra tendência para as texturas de Outono. Com relevo ou apenas como padrão, as flores dão frescura à casa através do seu ar primaveril e adequam-se na perfeição ao contraste com tons mais neutros e lisos. Podem ser aplicadas em acessórios decorativos (como esta caixa de porcelana H&M Home), nos têxteis (como esta toalha de mesa Zara Home) ou mesmo nas paredes da casa (como este papel de parede El Corte Inglés).


São texturas ideais para quem deseja arrojar no design de interiores e misturar sensações, criando uma atmosfera moderna e confortável em simultâneo.

AMBIENTES

A decoração de Outono de 2018 recupera um estilo boémio dos anos 70 a que se dá o nome de Boho, uma das grandes tendências do ano e em especial para a estação, de que já falámos aqui no blog. Trata-se de uma abordagem contemporânea que mistura influências de diversas culturas e torna a casa mais aconchegante.


O décor Boho tranforma os ambientes da casa com peças de origens orientais, tribais, da cultura hippie e da cultura cigana. É um estilo muito rico em cores, com foco nos tons mais quentes e terrosos, e em texturas naturais, com destaque para a madeira, a juta, o sisal e o rattan. Elementos como mesas de madeira (como esta da Zara Home), pouffs (como este em fibra de bananeira do IKEA) ou vasos (como este vaso e esta floreira suspensa do IKEA) são bons exemplos de peças para decorar a casa neste estilo.


Outra componente fundamental do Boho são os têxteis. Trabalhos em macramé e croché (como os da Casulo) ajudam a criar o sentimento de pertença, enquanto os tapetes são perfeitos para aquecer a casa. No chão ou na parede, os tapetes que combinam com este estilo são persas, feitos de fibras naturais ou kilim (como este colorido da Zara Home). A originalidade dos padrões estende-se a outras peças, como o azulejo, que pode estar presente na mistura de influências (como este da Casas com Design).


Para contrastar com as cores quentes, o estilo Boho garante um espaço muito especial para as plantas na decoração. Vasos grandes, plantas suspensas, plantas de folha grande (como esta do IKEA) ou catos (outro produto do IKEA) contribuem para dar vida aos espaços da sua casa e a criar o ambiente Boho perfeito.


Este estilo boémio confere um ambiente mais rústico e acolhedor ao visual da sua casa e, adequando-se ao Outono, é facilmente adaptável às estações mais quentes.


SUSTENTABILIDADE

É talvez a tendência mais transversal a todo o ano e a todas as áreas, aplicável também ao design de interiores. O Outono de 2018 tende a promover a sustentabilidade na decoração, através da reciclagem de elementos (e a criação de peças DIY) e da aquisição de materiais sustentáveis, com foco na natureza e na eliminação do plástico dos ambientes à nossa volta.


Materiais eco-friendly como a madeira, a cortiça, a pedra e mesmo o vidro são a grande tendência na decoração da casa, seja em elementos essencialmente decorativos (molduras ou têxteis) como em peças funcionais (recipientes para guardar a comida, como este do IKEA). Os produtos sustentáveis, criados com materiais reciclados, ou vendidos em segunda mão, têm tudo para crescer neste final de ano.


Algumas sugestões de elementos neste estilo sustentável de decoração são tapetes de juta (como este do IKEA), cadeiras e estantes de madeira (como estas do IKEA) e outras peças visualmente únicas nas paredes ou prateleiras, como este espelho (Muuto).


A par da sustentabilidade dos materiais, a natureza está igualmente em foco no design de Outono. A ideia é trazer a natureza para dentro de casa, através de plantas frescas ou folhas secas caídas das árvores - usadas por exemplo em centros de mesa ou jarras de vidro para tornar os espaços mais aromatizados e convidativos.


Decorar não precisa de ser pouco sustentável e a prova disso é esta tendência de redução da pegada ecológica do design de interiores. Os elementos naturais não podiam estar mais na moda e tornam os espaços ainda mais confortáveis.

Mudar os ambientes em que vivemos, de forma estética ou funcional, transforma de forma positiva o nosso bem-estar e inspira-nos a ser mais criativos, ativos e felizes. As tendências de decoração do Outono 2018 mostram como esta mudança de alguns elementos na casa podem fazer a diferença na experiência que temos de cada espaço.


A principal tendência é, em resumo, tornar os ambientes e as peças decorativas mais versáteis, com múltiplas funções, fáceis de transformar e adaptar a outras estações. Para decorar de forma a tornar os espaços mais funcionais, renovados e acolhedores, de acordo com o gosto de cada um.

85 views

RIMA DESIGN

sobre nós

Na Rima Design criamos experiências únicas através de espaços exclusivos e funcionais. Distinguimo-nos por um design minimalista que acompanha as mais recentes e inovadoras tendências da indústria. O nosso foco são os nossos clientes e os seus objetivos, adaptamo-nos a cada projeto – seja remodelar uma cozinha ou reorganizar um escritório.

ENTRE EM CONTACTO

E: geral@rimadesign.pt

  • LinkedIn Rima Design
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

copyright © 2020 Rima Design