Search

Os princípios da decoração ao estilo escandinavo


Nos países nórdicos nasceu um conceito de decoração muito popular nos últimos anos. Falamos do estilo escandinavo ou nórdico, com origem na Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega e Islândia. Mais que uma tendência no design de interiores e na decoração das casas, tornou-se mesmo uma forma de encarar a vida com base em princípios minimalistas.


O estilo escandinavo prima pela simplicidade das formas e pela utilidade dos elementos que o compõem. Uma casa deve ser, para além de bonita, funcional e confortável. A tendência está muito ligada ao hygge, um lifestyle que promove o aproveitamento dos prazeres mais simples do dia-a-dia, sem elementos desnecessários.


Este feel escandinavo expressa-se na decoração através deste estilo, que emergiu nos anos 50 do século XX mas que encontra agora uma expansão para outros países. Na Rima Design mostramos-lhe os princípios do estilo nórdico e como os pode aplicar na prática à decoração da sua casa.

Iluminação que faz a diferença

Pela inspiração nos países do norte da Europa, que vivem metade do ano de dia e a outra metade de noite, o estilo escandinavo aposta numa iluminação simples mas eficiente. As casas devem receber o máximo possível de luz natural, pelo que as janelas sem cortinas são as mais comuns. Um cortinado de linho, fino, pode ajudar a moderar a claridade se optar por usá-lo.


Para iluminar após o pôr-do-sol, um candeeiro de teto em madeira e metal é uma opção moderna e eficaz, a par de um candeeiro de mesa simples que destaque a lâmpada e o seu acabamento metálico. Também as velas são boas opções, em castiçais altos metalizados ou porta-velas em vidro e metal ou em cerâmica.


Funcionalidade acima de tudo

A decoração escandinava usa poucas peças decorativas, apenas as necessárias para embelezar os espaços e torná-los mais funcionais. Cada elemento tem um propósito, uma função na divisão da casa em que se insere.


Neste estilo, pode optar por mobílias com linhas simples e retas, como um sofá de cantos arredondados ou um espelho com contorno de madeira. Esta decoração tem semelhanças com as tendências mid-century modernas de minimalismo das formas e uso de peças de decoração retro.


Objetos bonitos, mas inteligentemente introduzidos no design de interiores, como esta estante para lenha, são icónicos deste estilo escandinavo. Para além destes, os objetos multifunções são opções a considerar: uma mesa que também serve de espaço de arrumação, ou um espelho que também tem espaço para colocar outros elementos.


Natureza como influência

A natureza tem um papel muito relevante no estilo escandinavo, não só através da utilização de plantas na decoração mas sobretudo como statement. O respeito e a valorização da natureza estão presentes em objetos decorativos ao natural, sem tratamento, e na busca de uma decoração sustentável e eficiente.


Os elementos vivos, como as plantas naturais, sejam catos de várias espécies ou plantas de maior dimensão como o bonsai, são fundamentais num ambiente decorativo nórdico. A madeira, como material predominante neste estilo, deve fazer parte da decoração, por exemplo em forma de mesa com tampo de madeira irregular.


Pode ainda escolher peças de materiais ecológicos para realçar a sustentabilidade do estilo escandinavo, como este tabuleiro feito com garrafas PET recicladas ou esta lanterna em bambu. A valorização do trabalho artesanal face a peças de produção massiva é também parte desta mentalidade nórdica - objetos de concept stores ou comércio local. Esta peça em forma de folha de alface ou esta jarra para flores são bons exemplos de peças únicas que ajudam a decorar a casa.

Minimalismo com textura

É a principal característica do estilo escandinavo e mostra como menos é mais na decoração. O minimalismo oferece um ambiente limpo e tranquilo à casa, apenas com os elementos necessários e funcionais. A casa ganha textura no contraste entre a simplicidade das cores e os materiais utilizados na decoração, que a tornam aconchegante.


As cores neutras são habitualmente a base do estilo nórdico, com destaque para os brancos, os cinzas, os pretos e os castanhos. Mas a aposta em elementos originais e naturais na decoração, como os espelhos, as madeiras, as cerâmicas ou as plantas, ajuda a oferecer cor e textura aos espaços. Dá-se assim destaque à mobília e à decoração de parede, por exemplo com quadros ou relógios de cor contrastante.


Outra preocupação minimalista da decoração nórdica é a arrumação. Ou se concentra em armários fechados, se existirem estes espaços na sua casa, ou se criam, em alternativa, espaços adicionais de arrumação. Estes podem ainda fazer parte da decoração, estando à vista de todos, como no caso deste cabide em metal que combina na perfeição com o estilo escandinavo.


Conforto como finalidade

O fim último da decoração ao estilo escandinavo é tornar a casa o mais confortável possível. Têxteis quentes e elementos decorativos aconchegantes são por isso ideais, mostrando uma tendência ainda mais forte de aplicação deste estilo nos meses de Inverno.


É importante equilibrar cores e texturas que o/a façam sentir bem dentro de casa. Lã, mohair (tecido semelhante à seda), algodão, pele de ovelha e tecido entrançado são alguns dos têxteis a usar em mantas e tapetes, na decoração e no dia-a-dia da sua casa.


Também os padrões ousados estão em destaque, comuns em almofadas e quadros que possam ajudar a dar mais cor à decoração. Uma almofada colorida ou outras mais quentes (aqui e aqui) são boas opções, tal como quadros com motivos da natureza, geométricos ou minimalistas.

Uma casa decorada ao estilo escandinavo é em simultâneo simples e eficiente, pensada para usar em lugar de mostrar. Os princípios que compõem a tendência são características muito fortes dos países nórdicos e um exemplo de um lifestyle que promove o bem-estar e a felicidade.


É um estilo descomplicado, espelho da elegância, da eficiência e do aconchego que queremos conciliar num espaço que é nosso e onde nos devemos sentir verdadeiramente em casa. Pode sempre contar com a nossa ajuda para transformar o design de interiores da sua casa num paraíso nórdico!

0 views

RIMA DESIGN

sobre nós

Na Rima Design criamos experiências únicas através de espaços exclusivos e funcionais. Distinguimo-nos por um design minimalista que acompanha as mais recentes e inovadoras tendências da indústria. O nosso foco são os nossos clientes e os seus objetivos, adaptamo-nos a cada projeto – seja remodelar uma cozinha ou reorganizar um escritório.

ENTRE EM CONTACTO

E: geral@rimadesign.pt

  • LinkedIn Rima Design
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

copyright © 2020 Rima Design