Search

Como preparar uma mesa de Natal

O Natal é uma data especial, muito associada à família, à união e ao aconchego. A mesa de Natal é, por isso, um dos elementos mais importantes da decoração da casa, já que é aqui que todos se juntam para partilhar e conviver durante a consoada e também no dia de Natal. Tal como a árvore, queremos que a nossa mesa de Natal transmita a magia e o brilho desta época festiva, mas também que esteja bonita, elegante e funcional para uma ceia inesquecível.


Para vos ajudar a preparar a mesa natalícia, apresentamos algumas dicas e passos simples, para que consigam criar um ambiente mágico e acolhedor nesta data tão especial!


Toalha

O primeiro passo é começar por definir a base da mesa de Natal. Existem muitas ideias e misturas interessantes que podem ser feitas, tanto a nível cromático como da própria composição. Além da toalha, pode utilizar individuais, corredores, marcadores e guardanapos de tecido e combiná-los entre si, conforme a decoração que idealizou. Para uma mesa mais elegante e harmoniosa, defina uma paleta de cores com duas ou três tonalidades e use-a como base para toda a decoração.


Se procura uma mais clean e minimalista sugerimos uma toalha neutra, em linho por exemplo, que poderá ser complementada com individuais ou guardanapos de uma cor mais forte. Mas se não tem medo de arriscar, a mistura de cores e padrões nos vários têxteis também pode ter um resultado impressionante, se for feita com peso e medida. Lembre-se que, para conseguir uma mesa harmoniosa, os elementos devem complementar-se entre si e que isso só é possível se existirem elementos mais neutros para equilibrar os mais arrojados.



Guardanapos


As mesas de Natal mais elegantes pedem guardanapos de tecido e argolas para mantê-los bonitos. Os guardanapos são peças importantes na decoração de uma mesa, por isso, tal como já explicámos, devem estar em sintonia com os outros elementos. Se a sua decoração for mais neutra, invista em guardanapos mais ousados, numa tonalidade mais forte ou com um padrão floral ou mais natalício. Lembre-se de destacá-los com argolas (podem ser DIY) e acrescentar elementos naturais como pinhas, ramos, folhas ou flores. E para uma mesa verdadeiramente especial, nada como um cartão escrito à mão com o nome de cada convidado ou apenas uma bonita mensagem de feliz Natal.



Loiça


As datas festivas pedem loiças especiais. Existem opções mais artesanais, outras com relevo , pintadas ou simplesmente debruadas com um fio dourado. Todas elas podem ser festivas, se assim o entendermos, desde que combinadas com a restante decoração. Uma forma de aproveitarmos as peças que já temos, é destacá-las com outras mais festivas. Por exemplo, um prato branco simples pode ter lugar na mesa de Natal, mas será ainda mais festivo se for conjugado com um prato vermelho. Novamente, o truque é equilibrar os elementos mais fortes com elementos mais neutros, para que o resultado seja sempre harmonioso. O mesmo se aplica aos talheres e aos copos, que deverão complementar e seguir toda a decoração criada.



Decoração


Os detalhes fazem toda a diferença, por isso é essencial acrescentar outros elementos de decoração à sua mesa de Natal. Arranjos de flores, folhas, coroas, castiçais, velas e até pinhas, bagas e frutos secos são elementos alusivos ao Natal e que prometem dar à sua mesa o toque final (e especial) que procura. No entanto, tudo deve ser adaptado caso a caso. Se a sua mesa for pequena, não exagere nos elementos decorativos, já que o mais importante é que a mesa de Natal seja prática e funcional. Poderá preparar a mesa com alguns enfeites e, no momento da refeição, colocar os elementos decorativos sobre outros móveis, mantendo o ambiente acolhedor o conforto dos convidados.



Antes de se aventurarem nesta missão natalícia, recomendamos que façam uma pesquisa e reunam algumas imagens de referência e inspiração (o Pinterest é a melhor ferramenta!) para definirem como vai ser a decoração da vossa mesa. Depois, basta seguirem as nossas dicas e facilmente conseguirão preparar uma mesa ainda mais bonita do que imaginaram :) Bom jantar!


Recent Posts

See All