Search

Dicas de decoração para a casa no Natal


A magia da época chega a nossa casa quando montamos a árvore de Natal, mas não fica completa até decorarmos o resto da casa com motivos natalícios. Todas as divisões têm direito ao seu pedacinho de Natal, da sala aos quartos, a começar pela porta de entrada.


Decorar a casa no Natal para receber de braços abertos esta época é iluminar os espaços com luzes originais e coloridas, é usar peças decorativas natalícias, é mudar os têxteis da casa para novos tons e tecidos, é pendurar grinaldas e coroas nas paredes e ainda usar aquela loiça específica das refeições de Natal.


A decoração natalícia pensa nos espaços e nos elementos mais importantes de uma casa para a tornar ainda mais acolhedora e calorosa, com base em tons vermelhos, verdes, dourados ou prateados. Na Rima Design temos algumas ideias de produtos para combinar com a decoração da sua casa e ajudar a decorá-la com um ambiente verdadeiramente natalício.



ILUMINAÇÃO

A iluminação é um dos elementos mais importantes na decoração de Natal e em particular na noite da Consoada, seja na árvore ou fora dela. Cria ambiente e traz aconchego à casa, através de velas e outras peças decorativas com luz.


Os pinheiros de Natal são dos objetos mais recriados em produtos natalícios, como nesta vela, neste conjunto de pequenas velas, nesta escultura luminosa em cristal e neste porta-velas azul. Também as estrelas têm o seu lugar na decoração e luminosidade de Natal na sua casa, por exemplo através deste porta-velas, ou deste, ou ainda desta cortina de luzes.


A iluminação em casa pode ainda ser complementada por um porta-velas de vidro com motivos dourados, também um tom de Natal, por esta decoração em forma de presente com luz, por este abajur em tons vermelhos ou por esta floresta com luz muito natalícia. Tudo ideias para trazer mais calor ao seu lar!


Elementos decorativos


São peças que dão um toque especial à decoração natalícia, com base em dourados e prateados, elementos em cerâmica, vidro ou madeira. Com motivos mais religiosos ou mais ligados à árvore, são essenciais para dar cor à sua casa e espalhar o Natal pelos vários espaços.


Falamos, por exemplo, de esculturas de anjos, como esta de porcelana ou esta de cristal. Mais uma vez, são os pinheiros que se destacam na maior parte destas decorações, em esculturas de porcelana (aqui e aqui), em grés e em cerâmica. Pode ainda optar por incluir na decoração plantas artificiais a imitar pequenos pinheiros.


Para abrilhantar ainda mais as divisões, experimente usar enfeites em forma de estrela, com iluminação própria. O toque final da decoração pode estar nos presépios, com destaque para esta peça de autor que oferece um tom moderno ao seu Natal.


Parede

A melhor forma de entrar em casa e absorver o espírito natalício é pendurar uma coroa à porta ou no hall de entrada. Há coroas mais clássicas e coloridas, como esta e esta, com estrelas e azevinhos; e outras mais modernas, como esta coroa prateada com pinhas.


A decoração pede também uma árvore de Natal luminosa de parede e um calendário do advento de pendurar, em madeira e em forma de árvore. São elementos natalícios que ajudam a decorar as paredes vazias e a trazer cor e alegria à casa.


Outros elementos para decorar as paredes são grinaldas artificiais, como esta e esta, para pendurar na parede ou nas janelas. Pode ainda pendurar estrelas de pinhas e guizos ou quadros com motivos natalícios pelas paredes da casa e ver como lhe dão logo um ambiente mais acolhedor.


Têxteis

Os têxteis dão textura e aquecem a casa neste mês de Inverno. E se puderem ter motivos natalícios e servir de decoração da época, melhor ainda. São mantas mais aconchegantes, capas de almofada coloridas ou roupas de cama quentes e com padrão de Natal.


As almofadas são a forma mais simples de trazer para a sala e para o quarto o espírito natalício. Uma capa de almofada em algodão, ou em tecido flammé com flores, ou em veludo vermelho, é sempre uma opção acertada para a decoração de Natal. Outra ideia é apostar em padrões com pinheiros, com prendas de Natal e desenhos rústicos estampados.


Um lençol de cama com estrelas douradas, complementado por uma manta decorativa natalícia ou uma manta jacquard com estrelas de Natal, traz calor ao quarto e ajuda a trazer um pouco da magia para esta divisão.


Mesa

À mesa também é Natal. Há toalhas e serviços de mesa que só usamos nesta noite especial. É o caso de talheres dourados, pratos rasos com pinheiros, pratos com renas ou taças com estrelas. Guardamo-las o ano inteiro para as podermos redescobrir a cada refeição de Natal em família.


Outros elementos só fazem mesmo sentido num grande jantar, como marcadores (em bola ou de cálice) e guardanapos (bordados ou com padrão natalício). Pode usar uma base para tachos com desejos de Feliz Natal ou de madeira, copos com estrelas ou cálices de vinho com padrão dourado, também muito natalícios.


O que torna a mesa verdadeiramente mágica é a toalha usada. Seja ela com pinheiros, com cores de Natal, com estrelas metalizadas, lisa e simples ou em forma de individuais, é a alma de uma mesa natalícia. Depois só precisa de a ‘decorar’ com os típicos pratos e biscoitos da época, para lhe dar ainda mais cor.



A coerência é fundamental na decoração natalícia, a combinar com a árvore de Natal e o estilo de decoração da sua casa. O objetivo é tornar a casa o mais aconchegante possível numa época em que o frio de Inverno impera e as cores e as luzes tornam tudo mais mágico.


Para tornar a sua iluminação, a decoração de parede e dos espaços da casa mais natalícias, estes artigos são apenas algumas sugestões que ajudam a trazer o espírito do Natal para dentro de casa. Numa decoração mais moderna ou mais tradicional, há pormenores que fazem toda a diferença. É experimentar e transformar a sua casa a seu gosto para receber esta época.

0 views

RIMA DESIGN

sobre nós

Na Rima Design criamos experiências únicas através de espaços exclusivos e funcionais. Distinguimo-nos por um design minimalista que acompanha as mais recentes e inovadoras tendências da indústria. O nosso foco são os nossos clientes e os seus objetivos, adaptamo-nos a cada projeto – seja remodelar uma cozinha ou reorganizar um escritório.

ENTRE EM CONTACTO

E: geral@rimadesign.pt

  • LinkedIn Rima Design
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

copyright © 2020 Rima Design