Search

Coral: a cor do ano na decoração

Updated: Jul 1


Todos os anos a Pantone indica uma cor que representa a principal tendência do ano. Em 2019, a escolha recaiu sobre o Living Coral, um tom entre o vermelho e o rosa, suave, quase pastel, ligado ao mar e aos recifes de coral. É uma das cores que mais tem ganho destaque nos últimos anos e que em 2019 se torna, por excelência, a cor para usar e abusar em todos os contextos.


O Living Coral simboliza a necessidade de otimismo e alegria. É uma cor primaveril e que combina bem com a mudança de estação. A associação aos recifes, aos peixes e à natureza em geral ajuda ainda a chamar a atenção para a necessidade de preservação dos oceanos através de práticas mais sustentáveis, também uma das principais tendências deste ano.


Na decoração, o coral tem tudo para transformar a sua casa num ambiente mais agradável e aconchegante, combinando com muitas outras cores mais neutras. Na Rima Design damos-lhe algumas opções de elementos decorativos em tons coral para incluir na decoração da sua casa.



PARA TOMAR REFEIÇÕES

Pôr a mesa ou decorá-la em tons coral, seja na sala de jantar, na cozinha ou no terraço, é meio caminho para combinar com o bom tempo e os dias mais soalheiros! O coral é suave e delicado, por isso contrasta bem com brancos e cinzas. Ao mesmo tempo, dá destaque aos metálicos e às madeiras que complementem a mesa.


Para servir de base, pode optar por um individual em juta ou por uma toalha de mesa em degradê. Tem serviços de mesa e peças individuais, como tigelas com estampado geométrico, em tons coral. E não há elemento que combine melhor com a decoração da mesa que um jarro de flores, secas ou naturais, que mostrem todas as tonalidades desta cor do ano.

PARA AQUECER O AMBIENTE

Às vezes basta um pequeno apontamento de cor para fazer toda a diferença na decoração da casa. É o que acontece quando aposta em têxteis coloridos para contrastar com sofás, roupas de cama ou móveis em tons neutros. O coral é perfeito para criar este contraste de forma simples e delicada!


É uma cor que condiz com relevos, como por exemplo em peças em croché. Cestos de croché ou pufes em croché em coral, são ideais para combinar com chãos de madeira. Os padrões geométricos também são uma boa aposta, em forma de almofada. Nas toalhas ou mantas para colocar sobre sofás ou camas, ou mesmo para levar para piqueniques, é uma cor em que faz sentido apostar.


PARA DAR CONFORTO

O coral assenta bem em elementos decorativos e funcionais para a sala de estar ou os quartos, como móveis ou cadeiras. Ajuda a dar cor ao espaço e a transmitir arrumação, conforto e equilíbrio. Chamamos por isso comodidades a estas peças coral que combinam muito bem com uma casa em tons mais neutros.


É o caso de um aparador, de um armário alto ou de uma cadeira em estilo nórdico onde os tons corais estão em grande destaque. Mas também em eventuais elementos decorativos de parede ou teto, como é o caso dos cortinados. As cortinas, em qualquer estilo, ficam bem em tons geométricos, mais uma vez, ou em tecidos lisos opacos.


PARA PENDURAR

A decoração da parede em tons coral deve estar condicionada aos restantes tons da sua casa. Se as paredes forem brancas, pode optar por um papel de parede coral que transforme por completo o espaço ou, em alternativa, colocar elementos decorativos coloridos na parede.


Os quadros são perfeitos para esta segunda opção, sejam totalmente em coral ou com alguns apontamentos neste tom, contrastando nas restantes cores. É o caso de quadros com flamingos, uma tendência que vem já dos anos anteriores, ou com animais exóticos. Em paredes brancas, um relógio em tons coral ou um flamingo de tecido, para quartos de criança, são peças decorativas a considerar!


PARA DECORAR

Outros elementos decorativos variados podem ser incluídos no quarto ou na sala, mostrando como o coral faz a diferença nos espaços onde se insere e nos pormenores. São peças mais vintage, em contraste com a onda moderna que esta cor consegue promover. É o caso da mala de metal em cor coral, que pode servir de mesa de cabeceira ou apenas de decoração.


Há outros elementos antigos que podem transformar-se à luz da tendência dos tons coral, como uma máquina de escrever dos anos 60. Também em molduras e abajures pode optar por esta cor, em contraste com os móveis e as bases onde incluirá estas peças decorativas.


Estas são algumas ideias de produtos em tons coral que combinam com a principal tendência do ano para a decoração da casa. Não precisa de usar todos estes elementos e transformar todos os espaços em tons coral, mas pode sempre introduzir esta cor em alguns elementos para dar mais vida à casa.


O Living Coral é uma cor bastante versátil e que combina com personalidades otimistas. Para além disso, é ideal para todas as estações do ano: na Primavera/Verão, porque é quente e alegre; no Outono/Inverno, porque contrasta com os tons mais frios da época. Experimente e divirta-se a redecorar o seu cantinho especial!

0 views

RIMA DESIGN

sobre nós

Na Rima Design criamos experiências únicas através de espaços exclusivos e funcionais. Distinguimo-nos por um design minimalista que acompanha as mais recentes e inovadoras tendências da indústria. O nosso foco são os nossos clientes e os seus objetivos, adaptamo-nos a cada projeto – seja remodelar uma cozinha ou reorganizar um escritório.

ENTRE EM CONTACTO

E: geral@rimadesign.pt

  • LinkedIn Rima Design
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

copyright © 2020 Rima Design