Search

6 dicas para arrumar a decoração de Natal


Fazer a árvore de Natal é sempre um momento mágico, mas desfazê-la e arrumar as decorações até ao ano seguinte torna-nos sempre preguiçosos. Com a chegada desta altura de levar de volta o Natal para as caixas habituais, sentimos que este ano deve ser diferente e queremos ajudá-lo/a a arrumar da melhor forma as suas decorações.


Vai precisar de algum tempo e paciência para concretizar esta tarefa, mas garantimos que vai valer a pena quando o próximo Natal chegar e souber exactamente onde está tudo o que quer utilizar. Na Rima Design temos o plano perfeito para “arrumar” este Natal. É só seguir estas dicas.



SELECIONAR AS DECORAÇÕES A GUARDAR

A primeira ideia a reter é: não é preciso guardar sempre tudo o que tem de ano para ano. Se já não gosta muito de uma bola da árvore ou de uma peça de decoração natalícia, desfaça-se delas, sobretudo se já não fizerem falta ou estiverem em mau estado.


A seleção dos elementos a guardar é muito importante para saber o que tem de decorações e luzes e poder guardar apenas o que quer manter para utilizar no ano seguinte. É também uma boa oportunidade para doar estas decorações ou deitar fora o que não estiver em condições de ser reutilizado por outras pessoas. E assim fica com mais espaço para acrescentar novas peças!


SEPARAR AS DECORAÇÕES POR CATEGORIA

Depois de selecionar as decorações é preciso separá-las por tipo: bolas, fitas, luzes, coroas, têxteis de Natal, decorações gerais da casa, etc. Idealmente existirá uma caixa ou gaveta para cada um destes tipos de decoração, para facilitar a consulta.


As caixas devem ser à prova de água e humidade e etiquetadas para se distinguir o que está em cada uma. Podem ainda ser transparentes, para melhor se ver a que dizem respeito. Para as bolas e decorações mais pequenas, o ideal seria um organizador onde elas pudessem ser guardadas individualmente.


Não se esqueça de lavar bem os têxteis natalícios antes de os guardar, para estarem prontos para usar no ano seguinte! Embrulhe-os em papel vegetal e guarde-os de forma a ficarem bem dobrados e sem vincos.

ABANDONAR AS EMBALAGENS ORIGINAIS

Deixe de lado as embalagens em que as decorações vêm e que só ocupam espaço nas caixas onde os vai guardar. Isto vai permitir poupar espaço útil e uniformizar, ao mesmo tempo, a forma como guarda as peças - seja em organizadores, como referido no ponto anterior, ou seguindo as dicas seguintes.


As luzes, por exemplo, podem ser esticadas e enroladas à volta de um pedaço de cartão, para evitar que se enrolem. Os itens frágeis podem ser embrulhados em papel com bolhas ou reciclado, impedindo que se partam. Já os elementos mais pequenos podem ser guardados em estojos: falamos dos atilhos das bolas de Natal e outras coisas que possam ser arrumadas em conjunto. Não é simples e prático?

ORGANIZAR ARRUMOS POR ÉPOCA FESTIVA

Quando já tiver as decorações natalícias organizadas e arrumadas em caixas, pode e deve separá-las das decorações de outras épocas festivas, como o Halloween ou o Carnaval. Pode arranjar um armário ou uma estante para cada efeméride, sempre com muitas etiquetas para saber o que está em cada um e como procurar o que quer!


Se tiver espaço para organizar estas decorações fora do espaço da casa, por exemplo numa garagem ou arrecadação, melhor. Também pode usar peças de decoração com arrumação, que fiquem mais à vista, mas onde seja possível guardar estes elementos e protegê-los da humidade.


Esta organização ajuda a poupar tempo no momento de preparar novamente as decorações festivas, seja de Natal ou de qualquer outra celebração.


ARRUMAR EM ESPAÇOS PRÓPRIOS

Os espaços ideais para guardar estas decorações são estantes ou armários que possam fazer parte da decoração da casa ou ser colocados em espaços próprios de arrumação, como as arrecadações. Uma estante de sala com gavetas ou de arrumação é uma opção segura e prática, bem como um armário mais fechado mas que possa estar visível na decoração.


A arrumação pode também ser feita em bancos com gavetas ou com caixas desdobráveis. E há sempre a opção mais simples de usar caixas, se tiver poucas decorações para guardar. Podem ser caixas próprias para arrumação, redondas ou dobráveis. As peças mais pequenas podem ser guardadas em estojos ou bolsas transparentes.


SIMPLIFICAR O EMBRULHO DOS PRESENTES

Guardamos sempre muito papel de embrulho que já não gostamos ou não queremos repetir no ano seguinte, ou mesmo que já tem pouca quantidade para usar. Uma dica para evitar guardar demasiados rolos é usar as sobras para proteger e arrumar as suas decorações nas caixas. Há sempre uma forma de reciclar este papel para outros usos!


A longo-prazo, a solução pode passar por usar papel reciclado ou vegetal para embrulhar as suas prendas, com um fio de ráfia a fechar o embrulho e uma etiqueta personalizada com um elemento verde. É mais sustentável, resistente à humidade e fácil de guardar.



Dissemos que não ia ser fácil, mas esperamos que as dicas tenham ajudado a perceber que organizar as suas decorações de Natal é a forma mais prática de fechar as festividades, sem adiar por muito tempo a sua arrumação. E ainda que a primeira vez seja a mais exigente, deve ser um processo de seleção e arrumação repetido todos os anos.


A ideia é mesmo deixar tudo pronto a usar no ano seguinte - e já só faltam onze meses para chegar novamente a magia do Natal!

0 views

RIMA DESIGN

sobre nós

Na Rima Design criamos experiências únicas através de espaços exclusivos e funcionais. Distinguimo-nos por um design minimalista que acompanha as mais recentes e inovadoras tendências da indústria. O nosso foco são os nossos clientes e os seus objetivos, adaptamo-nos a cada projeto – seja remodelar uma cozinha ou reorganizar um escritório.

ENTRE EM CONTACTO

E: geral@rimadesign.pt

  • LinkedIn Rima Design
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

copyright © 2020 Rima Design