Search

6 decorações para a árvore de natal


Quando o espírito natalício começa a dar sinais, é porque está na altura de começar a pensar em montar a árvore de Natal. Quem não adora a chegada do frio, do aroma a castanhas assadas e das iluminações na rua? As lojas enchem-se de artigos natalícios e cresce a vontade de levar esta magia até às nossas casas.


Dezembro marca oficialmente o início da época e é a data ideal para pôr a tocar as músicas de Natal, trazer a árvore da arrecadação e decorá-la com as luzes e os enfeites favoritos. Mas decorar a árvore de Natal não é tão simples quanto parece: é preciso pensá-la à luz da restante decoração da sua casa e encontrar os elementos perfeitos para adequá-la às tendências do ano.


Procuramos, neste artigo, dar uma ajuda na decoração da sua árvore de acordo com os vários estilos para tornar o seu Natal ainda mais mágico. Estas são as nossas árvores favoritas.



Clássica

A árvore de Natal clássica é talvez a mais comum, com elementos que misturam épocas e sobrevivem de geração em geração. É verde e pode ter pinhas integradas nos seus ramos. A sua base é de ráfia e com uma faixa vermelha, dentro das cores mais usadas neste estilo - e mais natalícias. As suas luzes camuflam os fios por entre os ramos e oferecem uma iluminação equilibrada por toda a árvore.


São diversos os elementos que pode utilizar, com destaque para o vermelho, o verde e o dourado como cores principais. Uma fita de quadrados, em ráfia, é uma boa opção para definir as cores a aplicar nos restantes elementos. Entre bolas vermelhas, douradas e em tons amadeirados, a variedade cabe neste estilo clássico. Enfeites em forma de estrela ou de urso de tecido são também opções a considerar.


Para finalizar, a estrela no topo da árvore pode ser em tons de verga e, para lhe oferecer um aspeto mais natalício, com “neve” por cima. Com as luzes por dentro da estrela, a sua árvore clássica fica pronta!


Boho

Cor e texturas ousadas são sinónimos da árvore de Natal ao estilo Boho. As suas influências orientais e das culturas hippie e cigana são possíveis de criar também na decoração natalícia, com uma árvore simples, com os “pés” tapados por uma base de verga quadrada - uma das texturas naturais mais procuradas neste estilo. As luzes são coloridas ou em forma de rena de madeira, mas discretas, para dar espaço à variedade que aí vem.


Os enfeites dão personalidade à árvore, por isso devem ser distribuídos de forma equilibrada. Uma grinalda de plumas, uma bola de tecido, outra de malha em croché ou em juta e outras ainda coloridas em tecido ou com lantejoulas são elementos a utilizar na sua decoração. Pode sempre criar os seus próprios enfeites, o que é bastante encorajado pelo estilo boémio.


Até mesmo a estrela, em verga, tem um apontamento de cor vermelha para não se perder a ligação ao estilo. É sem dúvida uma tendência de 2018 a experimentar na sua árvore de Natal!


Nórdica

Uma árvore decorada ao estilo escandinavo é minimalista e aconchegante, com elementos naturais e foco nas cores neutras (branco, preto e cinza), nas madeiras e nos tons metalizados. Traz o frio nórdico através de um pinheiro natural ou artificial nevado, alto e elegante. A base que protege o pé metálico é de verga, redonda, e as luzes brancas em forma de grinalda de cobre - com luzes LED, uma tendência sustentável deste estilo de decoração.


Para decorar a sua árvore dentro deste estilo pode usar uma grinalda dourada, enfeites em origami, em forma de pinha, de Pai Natal ou em cerâmica com formas natalícias. Uma bola de neve branca e uma bola em juta, em tons vermelhos, podem ajudar a dar textura e cor à árvore.


Pretende-se uma decoração simples e funcional, que ajude a criar um ambiente natalício e confortável. No topo da árvore deve estar, por isso, uma estrela metálica tridimensional com iluminação integrada, com luzes que tragam este quentinho familiar.


Contemporânea

Se as peças mais modernas são as suas favoritas, a sua árvore de Natal pode assumir um estilo contemporâneo equilibrado com a decoração da sua casa. A começar pela estrutura da árvore em si, que pode ser metálica e com luzes integradas. Se optar antes por um pinheiro artificial verde, pode usar luzes em forma de bolas natalícias ou uma grinalda em cobre com luzes diamante para iluminar. A base pode ser prateada, em tecido, com um brilho elegante.


Uma fita sofisticada, em tons dourados, é perfeita para este estilo, seja num formato invulgar ou em ráfia com apontamentos dourados. Os enfeites devem dar cor e textura à árvore de Natal, com bolas cor-de-rosa, metalizadas, em veludo ou em floco de neve com purpurina. Ainda nos dourados, pendure enfeites originais como ouriços ou peças que signifiquem algo para si, como ornamentos da Disney que apelem também às crianças.


A sua árvore de Natal contemporânea termina com uma estrela no topo, com brilho ou igualmente em tons dourados, que se destaque como a verdadeira estrela da sua decoração.


Eclética

Para quem gosta de misturar estilos, uma árvore de Natal eclética pede uma decoração mista, entre elementos mais modernos e mais tradicionais. É uma decoração natalícia colorida e ousada, com cores fortes e texturas invulgares, que combinam com um pinheiro denso e uma base vermelha de cor intensa.


As luzes brancas são o primeiro passo a seguir, espalhadas pela árvore de modo a não deixar nenhum espaço sem iluminação. Uma grinalda colorida, com bolas de cristal, serve o propósito de definir a paleta de cores da árvore. Já as bolas devem ser o mais diversificadas possível: com estrelas coloridas, com lantejoulas, com guizos ou em vidro.


Para dar ainda mais cor à árvore, aposte em enfeites em forma de estrela de metal, de rena vermelha e de pompons de várias cores. Quanto mais cor tiver, mais eclética é a sua decoração. Falta apenas uma estrela dourada com brilhantes para finalizar.


Crianças

Se tem crianças em casa sabe como o Natal é uma época especial para elas. A decoração da sua árvore de Natal deve assim acompanhar esta magia própria da época, a começar por uma imponente árvore (para levar muitos enfeites) e uma base simples e natalícia que a vista, logo à partida, de um ambiente criativo para as crianças.


As grinaldas luminosas e de estrelas oferecem mais Natal à árvore, enquanto uma grinalda mais divertida, com bonecos, lhe dá um calor familiar mais característico. Depois é só colocar bolas e enfeites que signifiquem algo para as crianças, entre os vermelhos e os verdes, mas com a possibilidade de abranger muitas cores. É o caso de bolas vermelhas e brancas com pormenores vermelhos, enfeites da Disney, de renas ou corações em ponto cruz.


É também uma boa oportunidade para criar os seus próprios enfeites com a ajuda das crianças, diversificando ao máximo e apostando em elementos originais. A estrela acompanha também esta tendência da decoração: é colorida, divertida e com um apontamento de azevinho.



Com a aproximação do Natal, não nos podemos esquecer de decorar a árvore e a casa para receber a época de braços abertos. Adaptar a árvore ao estilo de decoração da casa é por isso muito importante para dar coerência e fazer durar o espírito natalício até Janeiro.


A Rima Design dá-lhe assim algumas dicas para decoração da árvore de Natal, com artigos a utilizar e combinações possíveis de luzes, grinaldas e enfeites dentro de vários estilos e tendências. Depois da árvore e da casa, só ficam mesmo a faltar as prendas e a família reunida na Consoada para uma noite de Natal inesquecível.

55 views

RIMA DESIGN

sobre nós

Na Rima Design criamos experiências únicas através de espaços exclusivos e funcionais. Distinguimo-nos por um design minimalista que acompanha as mais recentes e inovadoras tendências da indústria. O nosso foco são os nossos clientes e os seus objetivos, adaptamo-nos a cada projeto – seja remodelar uma cozinha ou reorganizar um escritório.

ENTRE EM CONTACTO

E: geral@rimadesign.pt

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

copyright © 2020 Rima Design