Search

5 ideias de decoração baratas para fazer este fim de semana

Entrámos num novo confinamento geral e estamos novamente a passar mais tempo em casa. E é precisamente quando usufruímos das nossas casas de uma forma mais abrangente e completa, que nos apercebemos que os espaços podem ser melhorados, seja através de uma renovação total ou apenas da decoração e organização do espaço. Hoje partilhamos algumas ideais simples e fáceis para melhorar a decoração da sua casa já este fim de semana.


1. Pintar paredes


Por mais que nos esforcemos para manter as paredes da casa limpas ao longo do tempo, é importante que elas sejam pintadas periodicamente. Esta é uma forma de melhorar rapidamente o aspeto da sua casa com pouco investimento, sobretudo se for uma tarefa feita por si. Pode optar por pintar as paredes da mesma cor, garantindo assim um aspeto mais limpo, brilhante e uniforme, ou aproveitar para fazer algumas mudanças, escolhendo novos tons e dando um novo visual a um determinado espaço. Veja o exemplo da Casa da Caixa da Areia, onde criámos blocos de cor de formas geométricas para definir diferentes zonas.



2. Arrumar e organizar


De tempos a tempos, devemos fazer uma revisão de todos os objetos existentes em cada espaço porque, quer queiramos quer não, vamos sempre acabar por ter mais coisas do que aquelas que efetivamente precisamos. Assim, a nossa segunda dica para melhorar o aspeto da sua casa é “destralhar”. Qualquer divisão, seja uma sala, uma despensa ou um quarto, ficará instantaneamente mais bonita se estiver arrumada e isso só é possível se os objetos estiverem organizados e dispostos de uma forma harmoniosa. Áreas muito preenchidas dificilmente serão esteticamente apelativas, pelo que incentivamos que faça revisões regulares e que sejam mantidos apenas os objetos que são realmente necessários. Para facilitar a tarefa, divida as arrumações por zonas e defina uma zona por cada fim de semana, por exemplo; desta forma não ficará assoberbado com uma arrumação geral e poderá dedicar-se mais a cada zona. Depois da seleção feita, será muito mais fácil organizar e arrumar cada parte da casa e conseguir um look and feel mais bonito e harmonioso. Para otimizar o resultado pode optar por caixas e cestos, que são ótimos aliados na arrumação e aproveitamento do espaço.



3. Mudar as cores


É natural que ao fim de um tempo nos sintamos cansados da decoração que escolhemos para a sala ou para o quarto, por exemplo. Isto não significa, no entanto, que seja necessário mudar todo o design do espaço para que este seja novamente apelativo aos nossos olhos. Por vezes basta alterarmos a paleta de cores para conseguirmos dar uma nova vida à decoração e adaptá-la ao nosso gosto e às novas tendências. Para isso, aconselhamos uma breve pesquisa de imagens de inspiração e referência, a fim de decidir em que tons irá investir. Artigos têxteis como capas de almofada, mantas e cortinados são elementos que podem ser facilmente substituídos, sem muito investimento, dando um novo visual à sua casa.



4. Preencher as paredes


Ao passarmos mais tempo em casa também nos apercebemos que há certas paredes demasiado vazias ou que simplesmente precisam de uma nova vida. Uma forma fácil de melhorar esse aspeto e dar um boost na decoração, é acrescentando quadros, cabides, espelhos ou outras decorações de parede (bem como algum tipo de pintura, como já vimos). Estes elementos decorativos, quando alinhados com a restante decoração, podem fazer toda a diferença no look and feel do espaço, contribuindo para o fio condutor do design e dando o toque final que faltava naquela divisão. Se a decoração da sua casa é mais moderna, sugerimos espelhos irregulares ou redondos, uma tendência que adoramos; por outro lado, se prefere um estilo mais boho, recomendamos decorações em materiais naturais, como os macramés.



5. Plantas e jarras de flores


Outra forma de tornar a sua casa mais bonita instantaneamente é ter plantas e jarras de flores nas várias divisões. Além de melhorarem o aspeto da cada espaço, as plantas e flores trazem-nos o contacto com a natureza que tanto precisamos (sobretudo agora), além de valorizarem qualquer decoração, dando mais vida e cor a toda a casa. Na Rima Design privilegiamos sempre as plantas naturais, mas se procura opções de menor manutenção, existem plantas artificiais com aspeto muito natural e plantas naturais mais resistentes, como a Espada de São Jorge, que se adaptam facilmente a qualquer espaço e não necessitam de grandes cuidados. Outra dica útil é optar por flores secas, em vez de flores frescas, que não necessitam de água ou de qualquer manutenção.



Estas são algumas dicas fáceis para melhorar a decoração da sua casa sem grande esforço ou investimento, e que facilmente conseguirá por em prática durante este confinamento. Além contribuir para criar um espaço mais confortável e adaptado a si, esta é uma forma diferente de se entreter e investir o seu tempo livre, que certamente lhe trará muita satisfação e bem estar. Partilhe os resultados connosco, identificando-nos no Instagram com @rima.interiordesign e no Facebook com @Rima Design.

120 views0 comments

Recent Posts

See All