Search

5 Dicas para decorar o seu espaço exterior

Updated: 4 days ago

Com as mudanças estruturais trazidas pela pandemia de Covid-19, também os nossos hábitos e rotinas se alteraram. Graças ao confinamento, passámos a dar ainda maior importância às nossas casas e consequentemente aos espaços exteriores, como varandas, terraços, quintais ou jardins. São estes espaços que nos permitem ter algum escape e estar em contacto com a natureza, dentro das nossas próprias casas. Com o verão mais do que instalado, os dias estão mais quentes e longos, por isso esta é a oportunidade perfeita para tornar os espaços exteriores mais confortáveis, bonitos e funcionais. Sejam espaços grandes ou pequenos, aqui ficam algumas dicas e sugestões da Rima Design para decorar o seu terraço, varanda ou jardim e aproveitá-lo ao máximo.


Créditos: Rima Design


1. Plantas


As plantas são um ponto essencial na decoração de qualquer espaço, interior ou exterior. Além de trazerem mais cor e vida a toda a composição, melhoram a qualidade do ar e permitem algum contacto com a natureza, um factor muito importante e que contribui para o nosso bem estar. Caso não tenha muito espaço na sua varanda ou terraço, pode sempre optar por um jardim vertical e construir, assim, um cantinho verde. Os vasos suspensos também funcionam muito bem, pois dão dimensão ao espaço, especialmente em varandas pequenas. 


Créditos: Society of Lifestyle


2. Mobiliário


Para um bom resultado, é importante que os móveis escolhidos sejam adaptados não só ao estilo que se pretende, mas também à função e objetivo que devem cumprir. O mobiliário de exterior deve ser resistente, porque estará exposto ao calor, ao frio e à humidade. Se ainda assim necessitar de mudar os objetos de sítio, com a chegada do Inverno por exemplo, deverá optar por móveis mais leves e práticos. Acima de tudo, o mobiliário de qualquer decoração deve ser funcional, por isso pense no objetivo do seu espaço. Seja para fazer refeições, relaxar ou conviver, as necessidades devem ser tidas em conta e deve guiar-se por elas no momento da escolha do mobiliário.


Créditos: Julia Grup

3. Reutilizar, DIY e low cost


Muitas vezes não temos o budget necessário para investir em mobiliário de exterior; nestes casos, podemos tentar reutilizar outros móveis, adaptando-os com tratamentos e tecidos específicos. As madeiras devem ser envernizadas com produtos próprios para o efeito e os estofos, bem como almofadas e pufes, também podem ser adaptados com tecidos de exterior. Outra solução low cost é criar sofás e mesas utilizando paletes de madeira, mas também estas devem receber algum tratamento para ficarem mais resistentes às condições exteriores. Quanto ao pavimento, caso tenha alguma zona que não goste, pode optar por tapetes em PVC; além de resistentes e amigos do ambiente, são uma excelente forma de dar um novo ar ao espaço, quando não é possível renovar o pavimento. Veja algumas sugestões no slideshow.


Créditos: Pappelina, Rima Design


4. Iluminação


Para poder usufruir do espaço a qualquer hora do dia, especialmente nas noites quentes de verão, é importante que tenha uma iluminação adequada. Dependendo do objectivo do espaço, assim deverá ser desenhada a iluminação, isto é, se quiser fazer refeições vai precisar de mais luz, mas se o seu objetivo for relaxar e conviver pode optar por uma iluminação mais suave. Para o primeiro caso, existem ótimas soluções que funcionam como lanternas e que são, simultaneamente, candeeiros e excelentes decorações de mesa. Caso o seu objetivo seja relaxar, pode optar por candeeiros de pé, a um canto, e luzes suspensas; estas devem ser colocadas estrategicamente, de modo conseguir vê-las quando está sentado, seja num sofá, pufe ou poltrona. Veja algumas sugestões originais no slideshow.


Créditos: Estiluz, Nordlux


5. Privacidade


Por último, mas não menos importante, a privacidade é essencial para podermos usufruir do nosso espaço exterior em pleno. Seja uma varanda, um terraço, um quintal ou um jardim, é fundamental definir os limites do espaço, ou de áreas específicas num espaço maior, para garantir a sua privacidade e conforto. As soluções podem ser criativas, desde cercas de madeira e bamboo, a muros de pedra, arbustos e plantas. Caso necessite de maior proteção, pode optar também por uma pérgola ou toldo, que são excelentes opções para criar zonas de sombra. Além de protegerem a nossa vida pessoal, estes elementos contribuem para o isolamento do espaço, proporcionando maior conforto e tranquilidade.


Créditos: Old Brand New, Rima Design, Society of Lifestyle


Estas são algumas dicas essenciais para preparar o seu espaço exterior para os dias de sol e de confinamento. Vamos continuar a partilhar ideias e projetos para que possa inspirar-se e aproveitar a sua casa ao máximo. Se gostou de algum dos produtos sugeridos ou se tem alguma questão sobre decoração, não hesite e contacte-nos através do formulário :)



0 views

RIMA DESIGN

sobre nós

Na Rima Design criamos experiências únicas através de espaços exclusivos e funcionais. Distinguimo-nos por um design minimalista que acompanha as mais recentes e inovadoras tendências da indústria. O nosso foco são os nossos clientes e os seus objetivos, adaptamo-nos a cada projeto – seja remodelar uma cozinha ou reorganizar um escritório.

ENTRE EM CONTACTO

E: geral@rimadesign.pt

  • LinkedIn Rima Design
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

copyright © 2020 Rima Design