Os escritórios da Medicare Portugal, em Lisboa, constituem o projecto de maior dimensão desenvolvido pela RIMA, até agora, na área de espaços empresariais. Esta é uma relação que começou há vários anos, mais precisamente em 2018, quando desenvolvemos um piso de escritórios de call center para a Medicare. Graças a este primeiro projeto, ficámos a conhecer um pouco melhor a empresa, as equipas e as dinâmicas, fatores muito importantes e decisivos e que nos permitiram, agora, apresentar um projeto de maior qualidade e que respondia a todas as necessidades do cliente para o novo edifício.
Estudo inicial
Para desenhar um espaço, sejam escritórios, residências ou ambientes comerciais, é necessário começar por averiguar quais as necessidades e objetivos do mesmo. Este levantamento faz parte do estudo inicial do atelier e é fundamental para obter um projeto funcional, bem elaborado, harmonioso e com soluções inovadoras.
A nossa primeira análise focou-se maioritariamente em dois pontos:
- Dimensão e distribuição das equipas
Para uma organização do espaço eficaz e inteligente, é crucial saber o número de pessoas que vão interagir nele e de que forma. Num escritório de 6 pisos, a organização de cada um vai ser diretamente influenciada pela dimensão e comportamento das equipas que vão utilizá-lo.
- Dinâmicas, hábitos e métodos de trabalho
Depois do levantamento da dimensão das equipas e de como estas vão ser distribuídas pelo escritório, é fundamental observar as práticas e rotinas das pessoas nos vários departamentos. Cada equipa tem os seus hábitos e dinâmicas, derivados das suas funções, horários e métodos de trabalho, e que estão intimamente ligados às suas necessidades.
A recolha de informações sobre os utilizadores e as suas necessidades é absolutamente decisiva na elaboração do projeto, pois a nossa criatividade tem muito mais valor quando gera soluções que resolvam os problemas encontrados. Assim, a nossa observação sobre os hábitos dos colaboradores da Medicare envolveu várias questões importantes: Qual o tipo de trabalho que desempenham? Falam muito ao telefone? Qual o espaço de secretária que necessitam? Quanto tempo passam em reuniões e quanto tempo em trabalho individual? Todas estas questões são fundamentais para desenharmos o espaço e são as respostas que nos vão indicar quais as escolhas certas a nível acústico, visual e espacial.
Layout
Começámos por uma análise geral: a maioria dos pisos tinha várias divisórias, algumas em vidro, por exemplo, que optámos por retirar. Conhecendo a cultura da empresa, sabemos que a Medicare é uma equipa moderna que, apesar das várias dinâmicas existentes, prosperaria num ambiente de open space. Por isso, preferimos delinear as diferentes zonas utilizando o próprio mobiliário e a decoração. As divisórias são agora mais suaves e intuitivas, feitas com armários e estantes, por exemplo, que definem zonas de residentes, nómadas ou de break. As cores e a decoração também se alteram nas diferentes áreas, indicando subtilmente aos utilizadores do espaço em que tipo de zona se encontram.
Piso 0
Para a organização específica de cada piso, tivemos em conta as funções, dinâmicas e hábitos de cada departamento. A arrumação, por exemplo, era uma das grandes necessidades da empresa. Cada função tem hábitos e necessidades próprias, mas, ao mesmo tempo, cada trabalhador tem as suas necessidades individuais que também devem ser tidas em conta. Percebemos que algumas pessoas precisavam de arrumação individual específica para guardar bens pessoais, mas também era importante pensar em soluções de arrumação para cada departamento, para guardar material de escritório e outros objetos. Por exemplo, as equipas de call center são rotativas e trabalham com postos de trabalho não fixos, por isso necessitam de menos arrumação e espaço na secretária, já que o plano de trabalho se resume apenas ao monitor. Para a arrumação dos bens pessoais, instalámos cacifos de apoio que respondem a esta necessidade de forma eficaz e segura. Já a equipa de marketing tem uma dinâmica totalmente distinta e precisava de uma zona de residentes com mais espaço, além de zonas flexíveis de reuniões, por isso o espaço foi desenhado com uma envolvente extremamente diferente. Neste departamento, optámos por secretárias maiores e zonas nómadas que permitem outras posturas e promovem a colaboração. É o exemplo das duas zonas de sofás modulares que existem nesta área, assim como as cabines acústicas.
Piso 1
Piso 3
Devido à vasta dimensão das equipas, e também às diferentes dinâmicas encontradas, considerámos importante criar vários tipos de salas de reuniões. Enquanto que, para certos departamentos, fazia mais sentido ter salas de reuniões formais, para outras equipas as necessidades eram totalmente diferentes e esse modelo não se enquadrava na sua atividade. Por esse motivo, o novo layout incorpora diferentes espaços multiusos para os vários tipos de reuniões, das mais formais às reuniões mais rápidas ou com menos intervenientes.
Piso 4
Tal como os outros espaços, as copas precisavam igualmente de ser totalmente repensadas. Anteriormente instaladas dentro de armários, eram disfuncionais e de difícil acesso, tornando as pausas dos colaboradores mais conturbadas. A solução foi criar um espaço amplo, luminoso e muito mais agradável, com arrumação em armários, uma mesa de madeira, bancos altos e todos os aparelhos necessários, para proporcionar momentos de break mais prazerosos.
Acústica, iluminação e privacidade
A acústica, iluminação e privacidade foram essenciais no design deste espaço. Nas zonas de call center, a insonorizarão era imprescindível pelo que as paredes foram reforçadas com um revestimento específico, enquanto os screens nas mesas são constituídos por camadas de tecido e esponja acústica. Ainda nestas zonas, colocámos painéis brancos acústicos no teto, numa versão mais discreta, pois os de parede pretendiam dar mais vida às salas e são bastante decorativos. Numa das paredes fomos ainda mais longe e misturámos o revestimento acústico com elementos verdes, num grande painel com um jardim vertical que foi reaproveitado do escritório anterior.
Embora as equipas instaladas nos pisos 3 e 4 tenham necessidades totalmente diferentes, a acústica não foi descurada. Apesar de serem pisos com menos ruído, uma vez que são em open space e tendo em conta as rotinas das equipas, era importante garantir o conforto acústico de todos. Utilizámos designs originais e coloridos, tal como nos pisos do call center, para assegurar uma identidade visual única ao longo de todo o edifício.
As equipas dos pisos 3 e 4 têm necessidades mais variadas em termos de trabalho individual e de colaboração, por isso, nas secretárias, optámos apenas por screens frontais que contribuem para o conforto acústico e promovem a privacidade aquando do trabalho individual, ao mesmo tempo que proporcionam momentos de interação e colaboração.
O equilíbrio entre a colaboração, privacidade e concentração individual é essencial e deve ser bem planeado em equipas modernas, especialmente quando trabalham em open space. Equipar o espaço com cabines acústicas ajudou a criar áreas privadas que não perturbam o trabalho de residente e ao mesmo tempo dividem o open space em zonas de equipas, colaboração, lounge ou break.
A iluminação é essencial para qualquer ambiente e, em escritórios é uma peça fundamental que irá influenciar toda a performance dos trabalhadores. Para além da estética, existem fatores que devem ser tidos em conta, tais como o encadeamento e os luxes mínimos para cada plano de trabalho. Após estudos luminotécnicos, escolhemos os focos de destaque preto mate e as bolas, nas zonas de passagem e reuniões, para diferenciar as zonas de residentes das zonas de colaboração. Estes dois tipos de iluminação, embora muito diferentes, complementam-se: enquanto os focos trazem um toque industrial ao espaço, as bolas equilibram o ambiente, graças ao seu design fluido e clean. O resultado é uma iluminação eficaz e ao mesmo tempo suave e harmoniosa, que se funde graciosamente com a decoração.
Materiais, cores e escolhas visuais
Em projetos de escritórios, é sempre essencial pensar como os espaços refletem não só a imagem da empresa, mas também a sua cultura. Para melhorar o ambiente de trabalho, a motivação, a produtividade e o empenho dos seus colaboradores, a Medicare quis inovar nos seus escritórios com a criação de zonas de flexwork, abandonado o modelo mais tradicional para passar a oferecer mais condições às suas equipas.
Um dos pedidos deste cliente era que o escritório fosse bastante colorido e alegre. Para mantermos um ambiente harmonioso e uma decoração elegante, trabalhámos não só com cores vivas e complementares ao vermelho forte da marca, mas também com elementos mais neutros, que ajudam a equilibrar o espaço visualmente.
Nos materiais, destacamos o mobiliário base, como as mesas e as cadeiras, em que privilegiámos a ergonomia e o conforto. Todas as cadeiras são reguláveis e todas as peças de mobiliário são laváveis. Os tampos são extremamente resistentes a agressões e ao calor dos aparelhos, mantendo uma temperatura estável, e têm acabamentos boleados para um maior conforto. Neste ponto, contámos com o apoio do nosso parceiro Steelcase, com mais de 100 anos de experiência em mobiliário de escritório.
No restante mobiliário optámos por madeiras naturais e nobres, como o carvalho, e utilizámos tanto madeiras maciças como folha de madeira natural. A utilização da madeira é uma forma de tornar o ambiente mais acolhedor e, sendo um elemento neutro, contribui também para a harmonia visual.
Relativamente ao tecidos, tivemos o cuidado de utilizar os mesmos materiais em todo o mobiliário, mesmo nas peças feitas por medida. Priorizámos o seu aspeto, textura e acabamento, e preferimos os tecidos mesclados pelo toque natural, que facilita a conjugação com as cores mais fortes, presentes na decoração do espaço. Tecnicamente, selecionámos tecidos anti-fogo, muito resistentes à abrasão, laváveis e com tratamento repelente de líquidos, para uma maior durabilidade.
Os revestimentos acústicos utilizados neste projeto são, para alguns, uma novidade. Todos os painéis são da Goma, uma marca nova, portuguesa e sustentável, que produz revestimentos originais, ecológicos e que permite infinitas combinações. Este é um projeto que aplaudimos e apoiamos, não só pela originalidade das peças, mas também por todo o conceito sustentável que está por trás da sua produção.
Para terminar, e como não poderia deixar de ser, colocámos plantas naturais em todos os pisos para dar mais vida ao escritório. Apesar de contribuírem para a harmonização da decoração, os benefícios das plantas em ambientes de trabalho não são apenas estéticos. Além de melhorarem a qualidade do ar, as plantas podem aumentar os níveis de criatividade, melhorar o humor e diminuir o stress. Conseguem também elevar a capacidade de concentração dos humanos e os índices de produtividade, além de contribuirem para a sensação de proximidade com a natureza, essencial para o nosso bem-estar.
Este foi um projeto muito desafiante que estimulou a nossa criatividade, mas também o nosso pensamento lógico e toda a nossa capacidade técnica. Com o objetivo de construir um local de trabalho guiado pelo conforto dos seus colaboradores, criámos mais um projeto onde o bem estar das pessoas é uma prioridade. Para se atingirem os melhores resultados tanto a nível de design, como de funcionalidade e conforto, é essencial compreender o retorno das escolhas feitas no design de um escritório; por isso todas as decisões devem ser tomadas de forma consciente, após uma análise profunda das necessidades do espaço e dos seus utilizadores.
Apesar de ainda estarmos a terminar dois dos 6 pisos deste escritório, estamos muito felizes com o resultado final e esperamos ter projetos igualmente desafiantes para vos mostrar muito em breve! Podem espreitar todos os nossos projetos para escritórios aqui.