Decoração, Inspiração

5 Dicas para Decorar o seu Espaço Exterior

Existe uma preocupação cada vez maior em tornarmos as nossas casas mais confortáveis e funcionais, adaptando-as às nossas necessidades e estilos de vida – e os espaços exteriores não são excepção. Varandas, terraços, quintais e jardins são espaços muito apreciados por todos, já que nos permitem ter momentos de descontração ao ar livre e estar em contacto com a natureza, dentro das nossas próprias casas. Com a Primavera a chegar, os dias começam finalmente a ficar mais longos e convidativos, por isso esta é a oportunidade perfeita para tornarem os vossos espaços exteriores mais bonitos e funcionais! Sejam espaços grandes ou pequenos, deixamos algumas dicas e sugestões para decorarem os vossos terraços, varandas ou jardins e aproveitá-los ao máximo 🙂

@bencalleryarchitects

 

1. Mobiliário

Gostamos de espaços exteriores confortáveis e práticos, ideais para momentos de lazer e descontração, e que nos permitem tirar o maior proveito da nossa casa. Ferro, madeira e corda são alguns dos nossos materiais favoritos para mobiliário de exterior; além de serem materiais neutros e intemporais, são bastante resistentes e duráveis, um factor muito importante na decoração de varandas, terraços e jardins, já que o mobiliário estará exposto ao calor, ao frio e à humidade. Nos têxteis, esta preocupação mantém-se, mas existem muitas opções com tecidos bonitos e totalmente preparados para enfrentar quaisquer condições atmosféricas. Na RIMA, gostamos particularmente de apostar em almofadas decorativas mais coloridas, porque trazem mais vida ao espaço, enquanto o tornam mais confortável.

Lembrem-se que, antes de tudo isto, é importante definir o objetivo do espaço. Os espaços exteriores podem ter finalidades muito diversas e podemos criar várias zonas no mesmo espaço, por exemplo, para comer, relaxar ou brincar. Por isso, é importante começar por analisar a área disponível, definir as zonas que queremos criar e escolher o mobiliário com base nestes fatores.

@masayaco

 

2. Plantas

As plantas são um ponto essencial na decoração de qualquer espaço, interior ou exterior. Além de trazerem mais cor e vida a toda a composição, melhoram a qualidade do ar e proporcionam aquele contacto com a natureza que tanto contribui para o nosso bem estar. Caso se trate de uma varanda mais apertada ou até mesmo marquise, podem sempre optar por um jardim vertical e construir, assim, um cantinho verde sem ocupar muito espaço. Os vasos suspensos também funcionam muito bem em espaços exteriores, pois dão mais dimensão ao espaço, especialmente em varandas pequenas.

@jennyoconnorstudio

 

3. Reutilizar e DIY

Muitas vezes não temos o budget necessário para investir em mobiliário de exterior; nestes casos, podemos tentar reutilizar outros móveis, adaptando-os com tratamentos e/ou tecidos específicos. As madeiras devem ser envernizadas com produtos próprios e os estofos, almofadas e pufes, também podem ser adaptados com tecidos de exterior. Outra solução low cost é criar sofás e mesas utilizando paletes de madeira, mas também estas devem receber algum tratamento para ficarem mais resistentes às condições exteriores. Quanto ao pavimento, caso tenham alguma zona que não gostem, podem optar por tapetes em PVC; além de resistentes e amigos do ambiente, são uma excelente forma de dar um novo ar ao espaço, quando não é possível renovar o pavimento.

@thediymommy

 

4. Iluminação

Para poderem usufruir do espaço a qualquer hora do dia, especialmente nas noites quentes de verão, é importante que tenha uma iluminação adequada. Dependendo do objetivo do espaço, assim deverá ser desenhada a iluminação, isto é, se quiserem fazer refeições ao ar livre, vão precisar de mais luz, mas se o objetivo for relaxar e conviver podem optar por uma iluminação mais suave. Para o primeiro caso, existem ótimas soluções que funcionam como lanternas e que são, simultaneamente, candeeiros e excelentes decorações de mesa. Caso o objetivo seja relaxar, podem optar por candeeiros de pé, colocados a um canto, e luzes suspensas; estas devem ser colocadas estrategicamente, de modo a conseguirem vê-las quando estão sentados, seja num sofá, pufe ou poltrona. Lembrem-se de que existem opções de iluminação próprias para exterior com um IP mais elevado, e quanto mais alta for a classificação IP, melhor será a resistência da iluminação à humidade e à água 😉

@masayaco

 

5. Privacidade

Por último, mas não menos importante, a privacidade é essencial para podermos usufruir do nosso espaço exterior em pleno. Seja uma varanda, um terraço, um quintal ou um jardim, é fundamental definir os limites do espaço, ou de áreas específicas, num espaço maior, para garantir alguma privacidade e conforto. As soluções podem ser criativas, desde cercas de madeira e bamboo, a muros de pedra, arbustos e plantas. Se o espaço necessitar de maior proteção, podem optar também por uma pérgola ou toldo, que são excelentes opções para criar zonas de sombra. Além de protegerem a nossa privacidade, estes elementos contribuem para o isolamento do espaço, proporcionando maior conforto e tranquilidade nestes momentos de descontração.

@the_wooden_hill

Estas são algumas dicas essenciais para prepararem os espaços exteriores para os dias de primavera que se aproximam. Vamos continuar a partilhar ideias e projetos para que possam inspirar-se e aproveitar as vossas casas ao máximo! Se gostaram de algum dos produtos sugeridos ou têm alguma questão sobre decoração, não hesitem e contactem-nos através do nosso formulário 🙂

Imagem de capa: @whitehorsecitycouncil

Algumas das imagens utilizadas neste artigo não são da propriedade exclusiva da nossa empresa e são creditadas aos seus respectivos proprietários. Garantimos o devido reconhecimento aos detentores dos direitos autorais dessas imagens. Caso haja alguma preocupação sobre o uso de uma imagem específica, solicitamos que entre em contacto connosco para que possamos resolver a questão de forma adequada.