Desde que a pandemia surgiu que olhamos para as nossas casas de outra perspectiva. As restrições e os confinamentos fizeram com que passássemos mais tempo em casa, e é precisamente quando usufruímos dos espaços de uma forma mais abrangente e completa, que nos apercebemos que estes podem ser melhorados, seja através de uma renovação total ou apenas da decoração e organização. Hoje partilhamos algumas ideais simples e fáceis para melhorarem a decoração das vossas casas, e que podem por em prática já no próximo fim de semana.

1. Pintar as paredes
Por mais que nos esforcemos para manter as paredes da casa limpas ao longo do tempo, é importante que elas sejam pintadas periodicamente. Esta é uma forma de melhorar rapidamente o aspeto da casa com pouco investimento, sobretudo se for uma tarefa feita por nós. Podem optar por pintar todas as paredes da mesma cor, garantindo assim um aspeto mais limpo, brilhante e uniforme, ou aproveitar para fazer algumas mudanças, escolhendo novos tons ou até aplicando um papel de parede, para dar um novo visual a um determinado espaço. Vejam o exemplo da Casa Mourinha, onde usámos um papel de parede original para dar destaque a uma das divisões.

2. Arrumar e “destralhar”
Qualquer divisão, seja uma sala, um quarto ou uma despensa, ficará instantaneamente mais bonita se os objetos estiverem organizados e dispostos de uma forma harmoniosa. Mas, para manter uma casa arrumada e organizada, é importante “destralhar” de tempos a tempos e nós temos algumas dicas para o fazer. Comecem por dividir as arrumações por zonas e definir uma zona por dia, por exemplo; desta forma não correm o risco de ficar assoberbados (ou desmotivados) com uma arrumação geral, intensiva e interminável. Depois de selecionarem o que não precisam e o que realmente querem manter, será muito mais fácil organizar e arrumar cada parte da casa e conseguir um look and feel mais bonito e harmonioso. Uma última dica: caixas e cestos são objetos indispensáveis na arrumação e ótimos aliados na organização e aproveitamento do espaço.

3. Mudar as cores
É natural que ao fim de um tempo nos sintamos cansados da decoração que escolhemos para a sala ou para o quarto, por exemplo. Isto não significa, no entanto, que seja necessário mudar todo o design do espaço para o tornar novamente apelativo. Por vezes basta alterarmos a paleta de cores para conseguirmos dar uma nova vida à decoração e adaptá-la às novas tendências. Se precisarem de alguma inspiração extra, podem começar por fazer uma pesquisa no Pinterest para decidirem em que tons querem investir. O mais fácil é renovar os artigos têxteis, como capas de almofada, mantas e cortinados, que são elementos que podem ser facilmente substituídos e dar um novo look à casa, com pouco investimento.

4. Preencher as paredes
As paredes têm uma grande importância na decoração de qualquer espaço, por isso, quando estão muito vazias podem contribuir para um look inacabado, frio e impessoal. Uma forma fácil de tornarem as vossas casas mais acolhedoras e completas, é acrescentar quadros, cabides, espelhos ou outras decorações para preencher as paredes. Estes elementos decorativos, quando alinhados com a restante decoração, podem fazer toda a diferença no design do espaço, dando o toque final que faltava naquela divisão e tornando-a mais especial. Um espelho de formato irregular fica sempre bem e é uma tendência que adoramos, assim como as decorações em materiais naturais, como cestos, tapeçarias e macramés.

5. Plantas e jarras de flores
Outra forma de tornarmos as nossas casas mais bonitas quase instantaneamente é ter plantas e jarras de flores nas várias divisões. Além de trazerem mais vida aos espaços, as plantas e flores trazem-nos o contacto com a natureza que tanto precisamos e tornam a decoração mais natural e orgânica. Nos nossos projetos, privilegiamos sempre as plantas naturais, mas se procuram opções de menor manutenção, existem plantas artificiais com aspeto muito natural, assim como plantas naturais mais resistentes, como a Espada de São Jorge, que se adaptam facilmente a qualquer espaço e não necessitam de grandes cuidados. E para decorar jarras, podem optar por flores secas em vez de flores frescas, que não necessitam de água ou de qualquer manutenção.

Estas são algumas dicas fáceis para melhorar a decoração da sua casa sem grande esforço ou investimento, e que facilmente conseguirá por em prática durante este confinamento. Além contribuir para criar um espaço mais confortável e adaptado a si, esta é uma forma diferente de se entreter e investir o seu tempo livre, que certamente lhe trará muita satisfação e bem estar. Partilhe os resultados connosco, identificando-nos no Instagram com @rima.interiordesign, e no Facebook com @Rima Design.